10 de novembro de 2011

6º ano - AULA 3 "O Fim do Império Romano"

Olá queridos!

Hoje vamos conversar sobre o Fim do Império Romano.

Nas duas últimas aulas já falamos que estavam cheios de problemas, e que a população passou a se refugiar nos campos. Pois bem, com a grande extensão e a má conservação das terras, a comunicação entre as províncias ficou difícil, por isso em cada uma delas havia um governador que ganhava cada vez mais poder. No final do século III, o imperador Diocleciano dividiu o império em 4 partes para tentar administrar melhor. Na tentativa de unificar o império, o imperador Constantino liberou a religião chamada cristianismo, pois nesta religião as pessoas adoram um único deus, e tendem a acreditar as coisas acontecem porque Deus quer, ou seja, o imperador é imperador porque é a vontade de Deus, então vamos obedecer. Mas não deu muito certo: as invasões dos povos vizinhos continuaram e no meio do século IV o Império foi dividido em 2 partes: Império Romano do Ocidente, com a capital em Roma, e Imperío Romano do Oriente, com a capital em Bizâncio.

Isso também não adiantou: em 476 um povo bárbaro, os germanos, depusaram (tiraram do poder) o último imperador romano, e o Império Romano do Ocidente foi dividido em vários pedacinhos, chamados de reinos.

Mas e o Império Romano do Oriente? Isso é assunto para a AULA 4... não percam!!!

7º ano - AULA 3 "O contato entre europeus, africanos e americanos"

E aí, galera!!!

Mais uma aula sobre a Historia da África, mas dessa vez vamos ver que aquele continente, assim como a Europa, estão super ligados à nossa História.

Relembrando: os europeus faziam comércio com o Oriente (que eles chamavam de Índias), levando metais preciosos e buscando especiarias (para conservar alimentos, efeitar roupas e perfumar ambientes). Quando o caminho 'térreo' para as Índias ficou mais caro (por causa do domínio dos turcos e dos italianos), portugueses e espanhóis tiveram a idéia de chegar às Índias pelo mar, contornando a costa da África. À medida que iam conquistando o mar, faziam paradas no continente africano (chamadas de feitorias), o que lhes permitiu conhecer melhor aqueles povos.

Ao tentar um caminho novo, espanhóis e portugueses chegaram à América, também chamada de Índias Ocidentais. No caso dos portugueses, eles estavam em busca de ouro ou alguma riqueza, para não precisassem mais fazer o comércio com as Índias Orientais. Mas no início eles não acharam nada! Começaram a explorar o pau-brasil, por causa da seiva vermelha, mas não valia a pena gastar tanto para atravessar o Atlântico só por causa de uma árvore. Os portugueses meio que abandonaram o Brasil, e voltaram ao comércio com as Índias Orientais, pelo mar.

Alguns países da Europa estavam de olho no BRasil, e Portugal com medo de perder suas terras abandonadas resolveu investir aqui. O rei de Portugal dividiu as terras brasileiras em vários pedacinhos (Capitanias Hereditárias), e doou esses pedacinhos aos nobres portugueses para que eles investissem no nosso terítório. Que bonzinho o rei de Portugal, né... É sim: na verdade era muito caro investir num lugar que não tinha nada, como era o Brasil naquela época!

Os nobres portugueses começaram, então, comearam a plantar açúcar aqui. Quem trabalhava nos engenhos eram os negros trazidos da África como escravos. Lembra que na aula 2 dissemos que haviam vários reinos na África? Então, muitos dos escravos trazidos para o Brasil eram prisioneiros africanos, que haviam perdido conflitos entre aqueles povos e passavam a ser vendidos como escravos. Aqui no Brasil, eles eram obrigados a trabalhar em condições péssimas, além de receber castigos físicos.

Portugal não tinha condições de refinar e revender o açúcar, quem fazia esse trabalho era a Holanda, e estava tudo muito bem. Mas.... o rei de Portugal faleceu e não deixou herdeiros, quem assumiu o trono português foi o rei da Espanha: tinha início a União Ibérica! Como a Espanha não se dava bem com a Holanda, o Brasil ficou no meio dessa confusão. AHolanda invadiu o Nordeste, fundou uma organização chamada Companhia das Índias Ocidentais, e na pessoa de Maurício de Nassau começou a governar o nordeste brasileiro e nossas plantações de açúcar.

Depois de um tempo, Portugal recuperou o trono e se livrou da Espanha, conseguiu expulsar os holandeses daqui, e sabe o que eles fizeram? Foram plantar açúcar nas Antilhas (ilhas da América Central). Portugal já não conseguia concorrer com o açúcar holandês, e passou então a buscar novas riquezas.

Na próxima aula veremos que as riquezas buscadas por Portugal serão encontradas... Que riquezas s~erão essas???? Espero vocês...

8º ano - AULA 3 "Abolição e Imigração"

Saudações alunos!!!

Na aula de hoje vamos ler o livro nas páginas 234-239 e conversar sobre quem trabalhava no Brasil na segunda metade do século XIX.

A gente já viu que a mão-de-obra escrava fazia muito sucesso no Brasil colonial. Durante o Ímpério esse sucesso só aumentou, assim como a quantidade de escravos. O problema é que nem todos estavam felizes com isso. A Inglaterra, com quem o Brasil tinha uma super dívida, estava crescendo como potência industrial, e o que todoa potência industrial precisa? Mercado Consumidor! Escravo tem salário? Não! Então a abolição seria úm ótimo negócio para Inglaterra. Porém, para os barões do café (aula 2) a abolição virou um fantasma, e a situação de D. Pedro II começou a ficar difícil...

Foram assinadas, então, algumas leis 'pra inglês ver', por exemplo 'Lei do Ventre Livre' e 'Lei dos Sexagenários', que não ajudaram em nada a situação real dos escravos. Apenas com a Lei Eusébio de Queirós é que os navios traficantes foram proibidos de trazer escravos da África para o Brasil. Quando o número de escravos reduziu, o valor deles aumentou, e muito. A alternativa foi trazer imigrantes europeus para trabalhar no lugar deles. Lembrando: a Europa passava por guerras de unificação da Alemanha e da Itália, além de um aumento na exploração dos trabalhadores por conta das fábricas - todo mundo queria vir pra cá!

No começo não deu muito certo, pois quando os imigrantes chegavam aqui não encontravam o que lhes havia sido prometido. Mas no início do século XX a situação foi se ajeitando, e até a galera da Ásia, como os japoneses, começaram a vir pra cá.

Na próxima aula vamos estudar o fim do governo de D. Pedro II e a Proclamação da República no Brasil... Espero vocês!

9º ano - AULA 3 "O Poder dos EUA"

E aí minha gente, vamos nessa?

Na aula de hoje vamos ler o livro nas páginas 240´-244, e vamos conversar sobre a importância dos EUA nos dias atuais...

É importante que fique claro que os EUA são uma potência não só porque são economicamente estáveis (se bem que nos últimos tempos essa estabilidade pode ser questionada), mas também porque tem um exército poderoso e um arsenal nuclear e espacial incríveis! Além disso, a cultura mundial está impregnada de elementos estadunideneses, seja nos filmes seja na tecnologia desenvolvida por eles.

Com o fim da URSS (aula 2), os EUA consolidaram seu poder de influência no mundo. Claro que eles foram beneficiados por tecnologias que nos levaram a globalização, ou seja, estamos todos conectados lo tempo todo, essa velocidade de comunicação facilita a transmissão de influências culturais, políticas, econômicas... Porém, os estadunideneses continuaram se envolvendo em conflitos mundiais.

Em 1991 O iraque invadiu um país vizinho, o Kwait (não é o Guaraná, tá!). Os EUA se meteram na conversa, e com a ajuda da ONU expulsaram o Iraque de lá. Em 2001, lá foram os EUA de novo mexer com o Iraque, dessa vez acusando-os de possuir armas químicas de destruição em massa (o que nunca se comprovou!). Invadiram o Iraque, julgaram e mataram o ditador Saddam Hussein, e algumas tropas do exército estadunidense estão lá até hoje. Não podemos nos esquecer é claro dos ataques de 11 de setembro de 2001, quando 2 aviões atingiram um dos prédios mais importantes dos EUA matando mais de 3 mil pessoas. Os acusados pelo ataque foram muçulmanos fundamentalistas cujo chefe, Osama Bin Laden, era do Afeganistão. E dá-lhe ataque militar de novo!!!

É importante ressaltar 2 coisas: esses países do Oriente Médio atacados pelos EUA já foram aliados dos próprios estadunidenses durante a Guerra Fria, contra a URSS; outra coisa: todo o poder dos EUA sobre o mundo pode ser questionado, uma vez que num mundo globalizado todos temos oportunidade de influênciar, não é só uma questão de poder econômico, e sim de disposição social e cultural.

Na próxima aula vamos conversar sobre o Brasil Contemporâneo... Não percam!!!

1 de novembro de 2011

9º ano - AULA 2 "O fim da URSS"

E aí queridos? Animados com as reflexões sobre nossa era?

Nesta aula lemos o livro nas páginas 236 a 239, e conversamos sobre a queda do socialismo e do muro de Berlim.

A grande crítica ao socialismo soviético da Guerra Fria sempre foi a ausência de liberdades democráticas, e as imposições russas sobre os outros países da 'liga'. Tais críticas se intensificaram a partir da década de 1970, quando a inflação e a pobreza tomaram conta da situação, servindo com combustível para que a própria população socialista buscasse mudanças. As mudanças começaram na década de 1980 com as reformas econômicas (PERESTROIKA) e políticas (GLASNOST), bem recebidas pelos países capitalistas e duramente combatidas pelo Partido Comunista.

Mas a situação da população continuava se deteriorando... Por isso em 1991, os presidentes da Rússia, Belarus e Ucrânia anunciaram o fim da URSS. O exemplo de desmembramento foi seguido pela Iugoslávia, depois de muitas guerras civis e internacionais em busca de independência econômica e política. Em 1889 o muro construído na cidade de Berlim (capital da Alemanha) foi derrubado a marteladas pela população que buscava o fim dos conflitos e da competitividade estimulados pela Guerra Fria...

Na próxima aula estudaremos a situação dos EUA nesse perído... Até lá!

8º ano - AULA 2 "Expansão Cafeeira no Brasil"

Olá alunos bonitos!!! Preparados mais algumas fofocas do nosso Império?

Nesta aula lemos o livro nas páginas 230 e 231, e conversamos sobre a economia do nosso país na segunda metade do século XIX.

Pra começar vamos recordar nossas riquezas exploradas: pau-brasil, cana-de-açúcar, metais preciosos... Sempre que um entrava em declínio (devido à exploração excessiva, claro!), uma nova riqueza assumia o comando. Mas é importante dizer que nós estávamos ( e estamos!) explorando várias riquezas ao mesmo tempo (apesar de algumas se destacaraem), afinal: "plantando tudo dá!"...

Então, quando a mineração começava a dar sinais de 'tristeza', o café estava chegando ao nosso continente.

Como assim chegando? O café não é brasileiro?

Nãããoooo!!!! Ele veio da África, onde era consumido como pasta (tipo açaí!!!)...

No Brasil o café chegou em 1727, mas só começou a ser produzido para comércio e exportção no final deste século. O aumento do comércio teve uma ajudinha: muita terra pra plantar, mão-de-obra barata (escravos no começo), clima favorável e o aumento do consumo nos Estados Unidos e na Europa (como bebida, tá...).

No começo as plantações estavam concentradas aqui pertinho da gente, no Vale do Paraíba. Mas a exploração excessiva da terra e a falta de planejamento para escoar a produção, acabaram levando as plantações mais para o oeste do estado de São Paulo.

O café atraiu os olhos do mundo para o Brasil, trazendo algumas mudanças sociais junto com as econômicas e políticas. Uma dessas mudanças foi a 'crítica' à escravidão, mas sobre isso conversaremos na próxima aula. Até lá!

7º ano - AULA 2 "História dos povos africanos"

Olá queridos! Que tal falarmos um pouco sobre as suspresas da história, hein...

Quem imaginaria que a África, o continentes com as maior quantidade de países com altos índices de pobreza, já foi riquíssimo? E não falo só de dinheiro, falo de cultura!

Nesta aula continuamos usando o livro "Sociedade em Construção", que tem o capítulo 2 com o título da nossa aula 2.

Entre os povos que se destacam (não vamos falar de todos porque são muitos!), podemos citar:

- Reino de Axum -> localizado no norte da África, teve seu auge entre os séculos I a III d.C., e sua principal característica é a organização: se planejavam paras as guerras, tinham sua própria moeda, e ainda criaram um alfabeto próprio que tem influência em muitos idiomas africanos atuais.

- Povo Berbere -> não tão ao norte, mas ainda lá em cima do continente, este povo não era tão organizado quanto os axunitas. Eles eram nômades, e atravessavam o deserto do Saara em caravanas se agrupando em pequenas aldeias.

- Bantos -> esses estavam onde hoje estão os países Nigéria e Camarões. São famosos porque causaram uma grande explosão demográfica (muita gente!) e geográfica (muito espaço!) no noroeste do continente africano por volta do século VII d.C. . Cresceram tanto, que deram origem a um famoso reino: o Congo.

- Sonikés -> habitavam o sudoeste do deserto do Saara, uma região rica em ouro, o que lhes permitiu, através do comércio, formar um grande império: Gana.

- Reino Núbio -> habitavam o valeo do rio Nilo (onde hoje estão Egito e Sudão), mas foram dominados pelos Axum. Destacam-se porque eram governados por rainhas, e estas construíam pirâmides que se tornaram sítios arqueológicos.

É isso aí... Na próxima aula vamos estudar o capítulo 3, e conversar sobre o contato entre europes, africanos e travessia no Oceano Atlântico rumo ao nosso amado Brasil. Até lá!

6º ano - AULA 2 "A ruralização da Europa"

E aí, minha gente? Espero que estejam curtindo nossas aulas...

Nesta aula lemos o livro didático nas páginas 218 e 219; Vamos falar sobre uma coisa muito interessante: o medo!

Sabe quando você está com tanto medo que acaba aceitando todas as condições que impôe pra você? Pois é, foi isso que aconteceu em Roma... As pessoas estavam passando por alguns problemas sérios, tipo: crise no comércio, crise no artesanato, falta de metais (dinheiro) além das invasões no território do Império. Por isso, quem tinha grana, construiu fortificações em volta de suas propriedades para se proteger e para se sustentar do que conseguissem produzir lá dentro.

Mas e quem não tinha grana pra isso?

A situação era tão ruim, que as pessoas aceitaram trabalhar de graça em troca de segurança. Eram os camponeses! Mas quando a gente, ou algum lugar, fica dependente de outra pessoa ou outro lugar, a gente chama isso de colônia. Por isso os camponeses passaram a ser chamados de COLONOS (eles precisavam dos donos das propriedades para sobreviver diante de tantos problemas!).

Com o passar to tempo, os colonos estavam cada vez mais presos à terra, porque o dono da propriedade cobrava uma parte do que eles produziam como se fosse um imposto mesmo. Por causa dessa 'prisão', os colonos passaram a ser chamados de SERVOS.

Como todos estavam morando mais no campo do que na cidade, a gente chama isso de RURALIZAÇÃO, porque rural vem de 'campo'. Se fosso o contrário, ou seja, se todos estivessem indo para a cidade, nós chamaríamos de urbanização, mas essa é uma conversa para o ano que vem...

Na próxima aula vamos estudar a divisão do Império Romano em vários pedacinhos, chamados de reinos... Até lá!